Artigos

Deputado Jovair Arantes se lixa?

Portador de um curriculum de causar espanto – o homem já foi processado por agressão, favorecimento à prostituição e outros crimes abomináveis –, o deputado Sérgio Moraes falou uma dessas verdades que ficam mais apropriadas se escondidas do eleitor. Sem nenhum pudor, e com todas as letras, o sujeitinho miúdo afirmou: “Estou me lixando para a opinião pública! Vocês batem, batem e nós nos reelegemos mesmo assim.” Depois dessa diarreica sinceridade, Moraes se afastou na marra da relatoria de cassação do deputado Edmar Moreira, que, entre outras bizarrices, escondeu do Fisco um castelo de 25 milhões de reais.

A princípio, o Estado de Goiás não tem nada a ver com essa mixórdia, considerando que os protagonistas da ópera-bufa são de outros Estados da Federação. Mas eis que entra em cena o representante Jovair Arantes que, segundo informações publicadas em três jornais de grande circulação, se transformou num dos mais visíveis defensores de Sérgio Moraes.

Sendo um deputado afável com a imprensa, veterano que sabe como poucos tricotar nos bastidores, fica difícil entender seu engajamento na tropa de choque de um parlamentar tão esdrúxulo como Sérgio Moraes.

Principalmente num episódio em que o brucutu manda a opinião pública ir às favas.

Não me consta que os veículos de comunicação locais deram importância ao gesto de Jovair Arantes, sendo que os jornais do eixo Rio/São Paulo não receberam qualquer desmentido ou explicação. Eu tentei falar com o deputado em todos os telefones disponíveis, sem nenhum sucesso.

Na segunda-feira, dia 18, uma de suas assessoras, a diligente Erica Amorim, me explicou que o deputado Jovair Arantes estava inacessível, vítima de um acidente automobilístico grave que envolveu sua esposa e filha. Fato que lamento.

A jornalista me explicou que Jovair realmente amparou a permanência do deputado que “não se lixa”, na condição de relator, “para não abrir um precedente com ares de autoritarismo”. Jovair defendeu, acrescentou ela, o direito do parlamentar afirmar o que bem entende. “Isso não significa que aprova a tese que Sérgio Moraes alardeou.” Até que faz senso.

Entretanto, no meu tino, confesso que sou uma anta para aceitar explicações fáceis, o representante do PTB devia aparar todas as arestas. Não me consta que tenha realizado um pronunciamento rejeitando o processo dialético de Sérgio Moraes. Se o objetivo era apenas formal, com viés de respeito ao rito democrático, devia mostrar claramente essa linha divisória.

Aceito que o deputado Sérgio Moraes tenha sido autêntico. Não foi hipócrita. Acertou na mosca. A mídia pode bater e denunciar até cair na exaustão. Os endinheirados que conhecem o caminho das pedras vão se reeleger tranquilamente.

Mas é bom pensar que os “nossos” políticos pensam diferente. Sem nenhuma dúvida. Gente que leva uma vida bandida, e alardeia que está de bem com isso, causa mais ojeriza. É o ato de tripudiar na sua mais absoluta arrogância.

No meu entendimento, Jovair Arantes foi no mínimo infeliz. Deixar de registrar essa realidade seria um ato de covardia. Afinal de contas, milhares de eleitores tiveram acesso às notícias improdutivas envolvendo suas defesas ao deputado que não se lixa. Falta de clareza em sua posição fez com que ele fosse jogado no mesmo balaio. Um registro histórico que certamente não dignifica o segmento político goiano.

Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.