Artigos

A arte de enterrar goianos vivos

           Um homem morreu no Sri Lanka ao tentar quebrar o recorde de maior tempo enterrado vivo. Janaka Basnayake, 24 anos, morador da cidade de Kantale, contou com a ajuda de seus familiares para ser enterrado em uma cova de 3 m de profundidade, que foi fechada com uma tampa de madeira, às 9h30. A polícia informou que ele estava inconsciente quando foi retirado às 16h. Basnayake foi dado como morto ao chegar ao hospital. Se você acha loucura procurar a fama de forma tão estúpida, que tal imaginar um grupo de cidadãos unidos pela ganância e dispostos a enterrar a qualidade de vida de milhões de pessoas? É exatamente isso o que está ocorrendo em Goiânia.
         Um grupelho reduzido de vereadores, infectados pela depravação, está apoiando, à surdina, empresários gananciosos que fazem de tudo para destruir a última reserva de cerrado que circunda a Capital. Essa gente ordinária, que se lixa para o frágil lençol freático de toda a região norte (Chácaras Califórnia, Mansões do Campus, Village Casa Grande, Campus Samambaia e complexo da UFG), não se conforma com centenas de famílias humildes que defendem a ecologia do quadrilátero.
         Sua mais recente investida, que teria dado certo não fosse a ação firme do Ministério Público com imediato apoio do prefeito Paulo Garcia – destaca-se com merecido elogio –, se deu via um tal de Compur (Conselho Municipal de Política Urbana) que aprovou no espirro do improviso a adoção de vias especiais entre a indústria Unilever e a UFG. Na prática a bandalheira iria permitir qualquer tipo de comércio na região, sufocando os moradores em total desrespeito. O vereador Anselmo Pereira, envolvido na lambança, pediu desculpas e me garantiu que só percebeu o tamanho do estrago depois que foi alertado. É fato que prontamente se corrigiu retirando o apoio. Como ele sempre amparou os movimentos em defesa da ecologia acredito em sua versão.
          O representante Djalma Araújo, assim como outros muito lúcidos, conhece a realidade do local e luta, há vários anos, arduamente para defender a comunidade dos especuladores. Eles são poderosos e prometem jamais desistir. São capazes de comprar a consciência de alguns, intimidar outros e corromper opositores. Vão encontrar feroz resistência dos homens de bem.
 
          Ao contrário de Janaka, não estamos dispostos a ser enterrados vivos sem chiar. Que não se iludam os vereadores que já fizeram acordo com os podres. Eles serão desmascarados. O prefeito Paulo Garcia não está se deixando convencer por falsos aliados. Provou que não vai ceder aos coveiros da ambição.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Compartilha o nome dos Vereadores que defendem essa insana ideia.

    Eleição está pertinho.

    Abraço

    Humberto Borelli

  • Realmente concordo com você Rosenwal.

    É hora dos eleitores saberem, quais são os vereadores que apoiam essa absurda idéia.

    Nas Eleições que já está próxima, devemos votar em pessoas qualificadas que fazem de nossa Goiânia, uma cidade melhor para se viver.

    Abraços

    Anderson Santos

  • Muito VIVA suas colocações vizinho, E informo vamos espernear bastante antes disso ocorrer, pois temos pernas, braços e voz e somos fortes a ponto desse desagradável fato ser recorrente no meio de um grupo de empreendedores e especuladores se voltar pra região norte, toda via encontram pessoas VIVAS e alertas na defesa do meio ambiente da região e com preocupações relevantes pra todas as comunidades VIVAS e contamos com a colaboração dos goianos na causa pra VIDA, pois ela passou a ser de todos e não só de uma região ou de um grupo lutador, é a corrente de ar que refrigera Goiânia que advêm dessa região que se encontra ameaçada por grupos econômicos, é o lençol freático que abastece nossa cidade que se encontra ameaçado de ser poluído e de não ser suficiente para as próximas gerações daqui a 20 anos ou menos e tudo isso por um único ponto – especulação imobiliária, já não o bastasse o numero de lotes vagos a espera de valorização nas mãos de poucos, e pelo poderio econômico forte do setor imobiliário goiano.

    Parabéns pelos pontos sutilmente colocados visinho.

    Wagner Hélio ( wagner@teleservicetelecom.com.br)
    Um lutador pelo meio ambiente