Goiás

PF deflagra operação que investiga servidores federais por esquema de corrupção em Goiânia e Palmeiras de Goiás

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 19, a Operação “A Posteriori”, que cumpre dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal Criminal, nas cidades de Goiânia e Palmeiras de Goiás. A ação é em combate ao recebimento ilícito de valores por parte de servidores públicos federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para não fiscalizarem o processamento de produtos de origem animal.

A investigação teve início em julho de 2018 por meio de denúncia encaminhada ao MAPA na qual aponta suposta atividade criminosa envolvendo servidores públicos agropecuários e um frigorífico da cidade de Palmeiras de Goiás. Segundo a PF, os auditores fiscais emitiam certificados sanitários “a posteriori”, com data retroativa, sugerindo a falta de fiscalização “in loco” dos produtos de origem animal comercializados.

Levantamentos patrimoniais apontaram para uma evolução patrimonial supostamente incompatível com os rendimentos do servidor público do MAPA, com a possível simulação de resultados a justificar os acréscimos da variação patrimonial.

De acordo com as apurações, constatou-se depósitos mensais suspeitos, que variavam de R$ 5 mil a R$10 mil entre os anos de 2018 a 2019. Tais valores representaram quase 50% da remuneração do cargo de Auditor Agropecuário do MAPA para o período.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro, podendo pegar mais de 10 anos de prisão.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.