Política

Voluntarismo não funciona na economia, nem na política .

Foto:Mauro Pimentel

Entenda-se por voluntarismo quando um indivíduo que se acha poderoso, até tem razões para achar isso em função do cargo que ocupa, decide ir contra instituições muito bem estabelecidas e com raízes profundas no comportamento e desejos humanos. Nós queremos melhorar nosso bem-estar, gostamos de ter e exercer a liberdade de pensar e criticar, gostamos de viver dentro da democracia e de um sistema econômico que permita a tomada de decisões relativamente descentralizadas.

O voluntarismo soviético durou 70 anos, ruiu e não deixou sequer um nome de cidade ou de rua para contar a história de seu fracasso. O  Fernando Henrique Cardoso, com o câmbio fixo por quatro anos, resultou em um desastre econômico sem precedentes. Só depois de janeiro de 1999, e com muito sofrimento, o Brasil passou a trilhar o adequado caminho da responsabilidade fiscal.

A principal virtude do mundo em que vivemos foi impor limites mais rígidos ao voluntarismo. Ainda assim, trata-se de um fenômeno semelhante aos acidentes, é possível reduzi-los, mas jamais extingui-los. Eis que agora estamos diante do voluntarismo de Bolsonaro. Já sabemos o desfecho, só não sabemos quando eclodirá.

Fonte: Veja

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.