Saúde

Prefeitura disponibiliza teste para Covid-19 em casa a sintomáticos e contactantes de casos positivos

A Prefeitura de Goiânia passa a disponibilizar o serviço de coleta domiciliar para exames de Covid-19, caso sejam atendidos os critérios que indicam a necessidade do exame. O morador de Goiânia que estiver com sintomas, ou seus contactantes, podem ligar nos telefones (62) 3267-6123 e (62) 98599-0200 (Whatsapp) da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 para agendar o teste.

A Central foi criada em março pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Saúde com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre sintomas da Covid-19, formas de transmissão e distanciamento social. Agora tem o serviço ampliado com o agendamento de testes. A medida visa detectar precocemente o vírus, evitando um possível agravamento da doença e quebrando a cadeia de transmissão, além de impedir que o paciente infectado circule pela cidade.

Atuam na central, 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

“A nossa missão é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença. Com o teste sendo feito em casa, otimizamos os serviços e evitamos que as pessoas procurem de maneira inadequada as unidades durante a pandemia”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni.

Desde a sua criação, a Central Humanizada de Orientações para COVID-19 já realizou 76 mil atendimentos por meio de ligações e mensagens via Whatsaap. O serviço também monitorou 11.151 pacientes com a Covid-19 e notificou 10.971 casos suspeitos.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.