Saúde

Ícone da gastronomia mundial Esta quinta-feira (31) é dia de celebrar um ícone da gastronomia. Considerada o Dia do Bacon, a data exalta o alimento versátil, que vai do Quiche ao Negroni

Fried bacon on the table
Considerada o Dia do Bacon, a data exalta o alimento que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo | Foto: Divulgação

Esta quinta-feira (31) é dia de celebrar um ícone da gastronomia. Considerada o Dia do Bacon, a data exalta o alimento que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo. Originado do processo de cura e defumação da carne de porco, se tornou uma estrela em diversas culturas e cozinhas. Sua popularidade pode ser atribuída ao sabor único e irresistível que acrescenta a uma variedade de pratos, desde o café da manhã até receitas mais elaboradas. O professor e coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) Vitor Skif Brito, conta a história e curiosidades dessa paixão nacional.

Vitor Skif Brito, explica como essa iguaria surgiu. “Os romanos eram conhecidos por curar a carne de porco com sal e fumaça, enquanto os chineses também tinham métodos semelhantes de preservação da carne suína. Durante a Idade Média na Europa, o bacon se tornou uma parte importante da dieta, pois era uma maneira essencial de preservar carne, antes do advento da refrigeração, já que a cura com sal e a defumação ajudavam a evitar a deterioração. A carne de porco era uma fonte acessível de alimento, especialmente em áreas rurais, onde a criação de porcos era comum”.

O bacon se tornou um ingrediente versátil na culinária. No café da manhã, é frequentemente servido ao lado de ovos, torradas e panquecas, trazendo uma explosão de sabor e uma combinação de texturas que agrada a muitos paladares. Seu aroma inconfundível enquanto é cozido na frigideira é capaz de despertar os sentidos e fazer com que a fome apareça imediatamente. “Já parou para pensar por que o bacon é um alimento tão saboroso e versátil? A ciência explica! Ele possui uma rica concentração de umami, o que contribui para seu perfil de sabor distintamente delicioso e satisfatório. Umami é considerado o quinto sabor básico, além do doce, salgado, azedo e amargo”, destaca o professor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Palavra de origem japonesa, que significa ‘gosto saboroso e agradável’. O umami é geralmente associado a aminoácidos como o ácido glutâmico, que está presente naturalmente em muitos alimentos, incluindo carnes curadas, queijos envelhecidos, cogumelos, tomate e alimentos fermentados. Quando o bacon é cozido, seus sabores e aromas se intensificam, e a combinação de gordura, sal e ácido glutâmico resulta em uma explosão de sabor umami. É por isso que o bacon é frequentemente usado para realçar o sabor de outros pratos, mesmo em quantidades pequenas.

Além do seu papel na gastronomia, o bacon também se tornou um ícone cultural, inspirando memes, produtos relacionados e até festivais dedicados a ele. Sua popularidade continua crescendo, com chefs e cozinheiros criativos explorando novas maneiras de incorporá-lo em pratos inovadores. “Uma curiosidade é que na Idade Média (Europa), o bacon ostentava o mesmo valor do dinheiro. Nobres aristocratas doavam a sua parcela de bacon às suas paróquias, a fim de obterem, dos bispados, a purificação das indulgências plenárias”, conta o professor Vitor Skif Brito.

Apesar do sabor incrível, o bacon é um alimento bastante calórico e rico em gordura saturada. Portanto, deve ser consumido de forma equilibrada e consciente. “Ao longo dos anos, variações de bacon surgiram, como o ‘bacon de peru’ (feita a partir da carne de peru) e o ‘bacon vegetal’ (feito de produtos à base de plantas), versões que se assemelham no sabor e textura, mas com redução de gordura e sódio, principais ingredientes utilizados na versão tradicional”, destaca Vitor Skif Brito. E cada pessoa tem um jeitinho especial de combinar o bacon. Para te inspirar a cozinhar com essa delícia, separamos algumas receitas absurdamente deliciosas.

Veja algumas deliciosas receitas que podem ser feitas com o bacon

Quiche de alho-poró com bacon

Ingredientes

1 xícara (chá) de bacon picado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de manteiga

1 lata/caixinha de creme de leite

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

2 xícaras (chá) de alho poró fatiado

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

3 ovos ligeiramente batidos

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, prepare a massa. Coloque a farinha de trigo, a manteiga, ½ lata de creme de leite, o sal, o fermento e amasse bem. Deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos. Depois, forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível. Leve para assar por cerca de 20 minutos, em forno a 180 °C. Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela, frite o bacon, sem óleo ou em um fio de óleo, como preferir. Acrescente o alho poró e deixe refogar um pouquinho. Desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes: os ovos, a outra metade do creme de leite, o parmesão ralado e sal a gosto. Misture bem. Em seguida, coloque todo o recheio sobre a massa e leve ao forno novamente por cerca de 30 minutos para gratinar. Para receber muitos elogios, sirva essa delícia ainda quente!

Milkshake com farofa de bacon

Ingredientes

3 tiras finas de bacon

3 bolas generosas de sorvete de baunilha (creme)

300 ml de leite gelado

Chantilly para decorar

Modo de preparo

Farofa de bacon: Pegue o bacon, coloque as fatias em um pato com duas folhas de papel toalha, no seu micro-ondas, selecione a potência máxima por 2 minutos e pronto, você terá um bacon super crocante. Agora é só colocar as fatias crocantes em um refratário mais fundo e moê-lo até formar uma farofa. Dica: para que o bacon fique bem crocante e sequinho, as fatias precisam ser finas. Por conter bastante gordura, se elas estiverem grossas o bacon fica encharcado. Para o clássico milkshake, não tem segredo: em um liquidificador adicione o sorvete e o leite, bata até misturar e ficar bem cremoso. Transfira para um copo, adicione chantilly e finalize com a farofa de bacon.

Negroni de bacon

Ingredientes

30 ml de gin com fat wash de linguiça

30 ml de bitter com fat wash de bacon

30 ml de vermute

Modo de preparo

Frite algumas tiras de bacon e linguiça em panelas separadas. Retire quando a linguiça e o bacon estiverem com a aparência tostada. Reserve o óleo das frituras separadamente. Coloque em um pote de vidro uma garrafa de gin e o óleo da linguiça. Faça o mesmo com o óleo do bacon e o bitter. Feche o pote e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque no congelador e espere mais 12 horas. As gorduras vão reagir com o álcool das bebidas, trocando aromas e sabores. Depois é só coar o líquido. Em um copo baixo, coloque o gin, o bitter, o vermute e o gelo e mexa por 30 segundos. Finalize com uma folha de louro e uma fatia de bacon fatiado.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.