Saúde

Poliomielite terá vacina injetável a partir de 2024 A mudança ocorrerá de forma gradual e substituirá a tradicional gotinha

Atualmente, a forma injetável já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida – Foto: iStock

O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a poliomielite será injetável a partir de 2024. Isso significa que a aplicação com agulha substituirá a tradicional gotinha. Contudo, a mudança para a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) ocorrerá gradualmente.

Atualmente, a aplicação da forma injetável já ocorre aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A partir do ano que vem, a VIP também será usada na dose de reforço, aos 15 meses de vida. Além disso, não será mais necessário aplicar a segunda dose de reforço, aos 4 anos de idade.

Poliomielite

De acordo com a médica neurocirurgiã Ana Maria Moura, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa, altamente transmissível. Também conhecida como paralisia infantil, é provocada pelo poliovírus selvagem. “Ela pode atingir potencialmente o sistema nervoso. As manifestações clínicas variam de acordo com a área acometida do sistema nervoso, desde casos assintomáticos até paralisia grave e morte”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Segundo a médica, também há casos de Síndrome Pós-Poliomielite (SSP). “Uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em pessoas que tiveram a doença. Os sintomas aparecem, em média, após 15 anos ou mais e o paciente apresenta fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações, resultando em uma diminuição da capacidade funcional e/ou no surgimento de novas incapacidades”, informa Ana Maria Moura.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.