Saúde

Oxford começa a testar vacina contra HIV em voluntários

A Universidade de Oxford iniciou ensaio clínico, de Fase 1, no Reino Unido, de uma vacina contra o HIV.

A vacina HIVconsvX será utilizada inicialmente em voluntários contra uma ampla gama de variantes do HIV-1, tornando-a potencialmente aplicável para cepas do vírus em qualquer região do planeta.

O ensaio pretende avaliar a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade da vacina HIVconsvX.

Vacinação

Para testar, a Universidade de Oxford iniciou a vacinação, fase 1 do HIV-Core 0052, em treze adultos saudáveis, HIV-negativos, com idades entre 18-65 e considerados como não apresentando alto risco de infecção.

Esses voluntários receberam inicialmente uma dose da vacina e, em seguida, uma nova dose de reforço após quatro semanas.

Tomas Hanke, professor de imunologia de vacinas do Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, e pesquisador-chefe do ensaio, disse: “Uma vacina eficaz contra o HIV é ilusória há 40 anos.

“Este ensaio é o primeiro de uma série de avaliações desta nova estratégia de vacina em indivíduos HIV-negativos para prevenção e em pessoas vivendo com HIV que podem se curar”.

Como funciona

Enquanto a maioria das vacinas candidatas contra o HIV trabalham induzindo anticorpos gerados pelas células B, o HIVconsvX induz as células T do sistema imunológico.

Ela ataca regiões altamente conservadas e, portanto, vulneráveis ​​do HIV – um “calcanhar de Aquiles” comum à maioria das variantes do HIV.

Resultados

O ensaio faz parte da European Aids Vaccine Initiative (EAVI2020), um projeto de pesquisa colaborativo internacional financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de saúde Horizonte 2020 para pesquisa e inovação.

Os pesquisadores esperam poder relatar os resultados do teste até abril do próximo ano.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.