Cidade Meio Ambiente

Mais de 65 mil mudas foram plantadas desde o último ano em Goiânia

No último sábado (4), ocorreu a 2ª etapa do ArborizaGyn, com plantação de quatro mil mudas de espécies nativas do cerrado como ipê, aroeira pimenteira, pororoca, embaúba, cagaita e outras. A primeira etapa do projeto aconteceu no último ano e bateu o recorde ao concluir o plantio de 61.500 mudas, ultrapassando mais de 65 mil plantas neste ano.

A ação foi realizada no Parque Ambiental Vargem Bonita, localizado na Av. Dona Leopoldina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, a área que antes era ocupada por invasões, hoje necessita da recuperação da vegetação nativa da região, que mantém a nascente afluente do Rio Meia Ponte. “O local tem uma rica fauna, precisa resgatar a força do solo para que o lençol freático seja recarregado, mantendo o volume do rio que banha o estado de Goiás”, explica.

O objetivo é que Goiânia se torne a cidade mais arborizada do mundo, com um milhão de mudas plantadas durante esta gestão. “A participação da população é fundamental. O convite se estende a todos os cidadãos, para que novamente a nossa meta seja cumprida, afinal, este projeto cuida do meio ambiente e deixa de legado uma cidade que pensa no futuro”, pondera Luan Alves.

Reflorestamento 

O projeto, além de reflorestar a cidade e torná-la a capital mais arborizada do mundo, também visa atingir a marca de maior número de mudas plantadas e, com isso, entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book. O presidente da Amma garante que a mobilização é muito rica e prazerosa, e que todos devem colaborar levando a criançada. “Os pais podem levar seus filhos para participarem do plantio, além de acompanhar o crescimento de seus filhos, juntamente com o crescimento das árvores, feito histórico em Goiânia”, destaca.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, a arborização urbana desempenha importante função na cidade, relacionada diretamente à saúde dos munícipes. “A cidade arborizada traz muitos benefícios, proporciona bem-estar físico e mental, traz sombra, ameniza a temperatura, aumenta a umidade, enfim, melhora a qualidade de vida dos goianienses”, afirma.

 

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.