Goiás

Mais de 51 mil chaves do Pix já foram cadastradas pelas cooperativas de crédito em Goiás

Mais de 51 mil pessoas e empresas já realizaram o cadastramento nas cooperativas de crédito em Goiás ao Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos concebido pelo Banco Central (BC) que entrará em operação integralmente a partir de 16 de novembro. O levantamento é do Sistema OCB/GO com as três principais centrais de cooperativas de crédito no Estado.

O novo serviço financeiro passou a funcionar de forma parcial, em horário limitado e pré-determinado, para alguns clientes selecionados. Trata-se de um período de testes que se estenderá até o dia 15 de novembro. No dia seguinte, o sistema de pagamentos passará a funcionar 24 horas por dia para todos os clientes bancários e cooperados cadastrados.

Segundo dados do Banco Central, até a primeira quinzena de outubro, das 701 instituições homologadas para operarem com o Pix no Brasil, 628 (89,5%) eram cooperativas de crédito. Consultor de Negócios da Central Sicredi Brasil Central, Leonan Artiaga Póvoa Filho informa que mais de 13 mil associados em Goiás já tiveram a chave Pix cadastrada, número que deve aumentar ainda mais nas próximas duas semanas.

As operações que as pessoas físicas fazem hoje por TED ou DOC terão isenção e isso, conforme a avaliação do consultor de Negócios da Central Sicredi Brasil Central, Leonan Artiaga Póvoa Filho, vai estimular muito a utilização desse novo meio de pagamento. “Para a pessoa jurídica não existe a obrigatoriedade de isenção. Acreditamos que na próxima semana já tenhamos um posicionamento sobre tarifar ou não. Mas com certeza será um custo bem menor do que é hoje cobrado pelas transações tradicionais”, frisa.

Para o superintendente de Negócios e Desenvolvimento da Central Sicoob Uni, Marco Moises de Oliveira, o sistema tem o potencial de promover um aumento considerável da inclusão financeira da população. “O Pix está totalmente alinhado ao propósito do nosso sistema, que é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade,” observa.

Na Central Sicoob Uni já foram cadastradas aproximadamente 28,5 mil chaves Pix, informa Marco Moisés. O superintendente de Negócios destaca que no primeiro dia de testes do Pix, conforme informações do Banco Central, foram movimentados R$ 210 mil em operações em todo o País. “Até a última quarta-feira, segundo dia de testes, movimentamos R$140 mil, em 1272 transações. Por isso, acreditamos o Sistema Sicoob realmente saiu na frente,” comemora.

Já o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirma que as cooperativas realizaram grande esforço para cadastrar as chaves Pix de seus cooperados, de modo que não direcionem seus recebimentos para outros bancos. Ele destaca que as cooperativas goianas têm de aproveitar o momento para mostrarem as vantagens de ser cliente cooperado, com acesso a taxas menores, atendimento diferenciado e ainda a possibilidade de retorno financeiro, as chamadas sobras.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.