Saúde

Cremego recomenda suspensão imediata de cirurgias eletivas na região metropolitana de Goiânia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) recomendou, através de documento assinado na manhã desta sexta-feira, 19, a todos os médicos e instituições de saúde dos municípios da região metropolitana de Goiânia o cancelamento imediato das cirurgias e procedimentos invasivos eletivos.

No texto, assinado pelo presidente da Cremego, Dr. Paulo Roberto da Cunha, foi considerado o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Estado de Goiás, bem como o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2 com maior transmissibilidade e acarretando o aumento significativo de internações hospitalares e óbitos.

Além disso, também foi colocada a necessidade de conter a disseminação da doença, a superlotação dos estabelecimentos de saúde e iminente ausência de insumos médico-hospitalares imprescindíveis ao tratamento da doença.

Diante desses e outros apontamentos feitos pelo Conselho, o presidente recomentou, então, o cancelamento imediato das cirurgias e procedimentos invasivos eletivos em pacientes com doença benigna, exceto cirurgias cardíacas e aqueles cuja suspensão possa gerar risco a curto prazo para a saúde do paciente.

Em outro trecho, também foi recomendado o cancelamento de tais procedimentos em pacientes com fatores de risco para o agravamento da Covid-19, ou seja, pessoas com idade superior a 50 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, neuropatas, renais crônicos e tabagistas.

Foram canceladas também a realização de procedimentos que necessitem do uso de leitos de UTI, exceto os casos considerados urgências, emergências, e procedimentos ou cirurgias oncológicas e cardíacas. Também estão suspensas, por recomendação do Cremego, as cirurgias eletivas que necessitem o uso de leitos de terapia intensiva pelo prazo de 14 dias consecutivos, contados a partir de 20 de março de 2021.

Fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.