No mês mais curto do ano não faltaram emoções para os investidores. Com 18 pregões no total, o Ibovespa-1,98% fechou fevereiro em queda pelo segundo mês consecutivo, com baixa mensal de 4,37%, aos 110.035,17 pontos.
A maior valorização do mês ficou com as ações da Embraer (EMBR3-0,33%), com 39,14% de alta no acumulado de fevereiro. Já a ação da Via varejo (VVAR3) teve a maior mensal acumulada: 19,20%.
A Petrobras (PETR3) registrou a segunda maior desvalorização acumulada em fevereiro: 18,95%. O mercado viu interferência política do presidente Jair Bolsonaro na companhia após o líder do executivo indicar o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da petrolífera.
O motivo da troca foi a insatisfação do presidente com a alta dos preços dos combustíveis. No mesmo dia, a estatal elevou, pela terceira vez, o preço do litro do combustível para R$ 2,58. Em resposta, Bolsonaro anunciou o fim do imposto federal para o diesel e gás de cozinha por dois meses, a partir de 1º de março.
Fonte: Estadão
Deixe seu Comentário