Cidade

Uso prioritário no transporte coletivo começa a valer a partir desta terça-feira; saiba como se cadastrar

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), divulgou uma resolução que visa promover a diminuição na demanda por veículos do transporte coletivo em Goiânia, durante os horários de pico. A partir da próxima terça-feira, 23, somente os trabalhadores das atividades essenciais poderão ter acesso ao transporte público nos horários entre 5:45 horas às 07:15 horas da manhã e 16:45 horas às 18:15 horas da tarde.

Essa regra ficará em vigor até o fim do lockdown e o acesso dos trabalhadores aos ônibus nos horários de pico, valerá somente mediante a um cadastro que deve ser feito no site da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Durante 90 minutos o embarque de outras pessoas nos terminais de ônibus e entradas pelas catracas dos veículos, ficará suspenso, visando distribuir essa demanda pelos demais horários do dia. Isso se dará por meio do mecanismo de bloqueio eletrônico de cartões Sitpass, que não estiverem enquadrados nas regras para uso em determinados horários.

A resolução da CMTC define ainda que os transportes coletivos podem circular com apenas metade de sua capacidade de lotação, além de tornar válida a possibilidade de interdição em terminais de integração caso seja necessário. É válido lembrar ainda que o cadastro para uso prioritário poderá ser feito a qualquer momento durante o período de lockdown que está vigorando em Goiânia. Os demais trabalhadores que não se enquadram na prestação de serviços essenciais poderão usar o transporte público normalmente nos demais horários do dia.

O decreto estadual n° 9.828 de 16/03/21, define que as atividades consideradas essenciais são as de trabalhadores vinculados às áreas de farmácia, hospitais e similares, clínicas de vacinação, cemitérios e serviços funerários, atividades de informação e comunicação, fornecedores de bens ou serviços ligados à saúde, dentre outros. Acesse o site da www.rmtcgoiania.com.br e saiba quem mais pode se enquadrar nas regras para realização do cadastro.

Fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.