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Menor quantidade de produto pelo mesmo preço: entenda o que é a “reduflação”

A cada ida no supermercado nota-se que os preços só aumentam. Mas você reparou que os produtos têm reduzido no tamanho?. Esse é um sinal do que chamamos de reduflação, um processo em que o produto diminui de tamanho ou quantidade, mas o preço permanece igual. O consumidor não está consumindo mais, é o produto que está diminuindo de tamanho.

Um dos campeões na reduflação tem sido a cartela de ovos. Antes era comum encontrar uma cartela com 30 unidades, e hoje os supermercados oferecem opções com 20, 12, 10 ou 6 unidades. E os preços, esses nunca caem, só aumentam.

Iogurte, laticínios, os famosos snacks e bolachas recheadas são alguns dos outros produtos com grande reduflação. E o consumidor tem que ficar atento para as informações que essas embalagens devem conter. “As embalagens de todo produto que recebem essa redução devem ser informados que houve uma mudança no tamanho da embalagem ou do conteúdo dela. Por exemplo, se o peso era de 200gr e foi para 120 gr deve conter um selo informando”, explicou o economista Luiz Carlos Ongaratto.

Outro campeão da reduflação é a barra de chocolate. A embalagem tradicional do produto que possuía 165gr era vendida em média por 5 a 7 reais. Hoje o mesmo produto, só que em tamanho menor, sendo apenas 90g, é comercializado pelo mesmo preço.

A realidade é que quase todos os produtos que são embalados sofreram uma reduflação desde o início da pandemia, e isso se deve ao poder aquisitivo da sociedade. Muitos consumidores já sentiram essa mudança na embalagem na hora de fazer compras.

“O iogurte que antes eu comprava tinha 8 unidades na bandeja, já hoje eu só encontro com 6 ou 4 unidades. O preço da de seis unidades ficou igual ao de oito, e a de 4 unidades custa somente 2 reais mais barato”, comentou a fonoaudióloga Taila Brenda.

“Os ovos que estão custando cerca de R$11.29 aqui, sendo somente 20 ovos, antes eu comprava a cartela de 30 ovos pelo mesmo preço ou as vezes somente 1 real mais caro” falou o biólogo Marcelo Neiva, que frequenta o supermercado semanalmente.

O economista dá dicas que podem contribuir para que o consumidor leve pra casa os produtos básicos, sem que seu bolso seja afetado. “Evite se prender as marcas dos produtos, e optar sempre por aquele que esta em promoção. Outra solução é baixar o aplicativos dos supermercados para acompanhar os preços e realizar as compras onde a oferta esta melhor, para evitar gastar mais que o previsto no orçamento” concluiu Ongaratto.

 

O Hoje

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

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