Entretenimento

Fazendeiro belga muda fronteira com a França e ‘ameaça’ tratado de 1820

A photo provided by Jean-Pierre Chopin shows a stone, carved with the year 1819, that marks the border between France and Belgium. The marker that was moved seven feet into French territory by a farmer in Belgium might have changed the countries' border forever if not for a sharp-eyed group of friends. (Jean-Pierre Chopin via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH NYT STORY BELGIUM BORDER NUDGED BY ANNA SCHAVERIEN FOR MAY 5, 2021. ALL OTHER USE PROHIBITED. --

edesenhar fronteiras entre dois países é uma tarefa difícil. Diplomatas, às vezes, passam anos discutindo cada palmo de terra na hora de definir onde começa e termina um país. Na divisa entre a França e a Bélgica, no entanto, foi preciso apenas um fazendeiro para trazer à tona uma disputa que parecia resolvida há 90 anos.

Aparentemente insatisfeito com uma marcação fronteiriça feita em pedra, com mais de 200 anos, um fazendeiro belga a removeu e recolocou pouco mais de 2 metros dentro do território francês. Segundo reportagem da rede britânica BBC, ele estaria irritado com o fato de a pedra atrapalhar o caminho do seu trator.

No mês passado, um grupo de franceses, que há anos passeia pela fronteira conferindo o status dessas divisórias notou que havia algo de errado. O trabalho deles consiste em checar se cada uma dessas pedras está no seu devido lugar.

A que divide o vilarejo francês de Bousignies-sur-Roc da cidade belga de Erquelinnes parecia estranhamente deslocada. Jean Pierre Chopin, um dos responsáveis pela investigação, suspeitou logo que algo estava errado. “Todas as marcações estavam no mesmo lugar de sempre, de uma maneira muito precisa, menos esta, que estava em um local mais alto”, disse Chopin.

Após uma consulta ao mapa, perceberam que a pedra tinha entrado 2,2 metros na França. “É um local muito isolado. Quase ninguém passa por ali. Por muito pouco, a mudança não passou batida”, disse Chopin, que calcula que a pedra foi movida há cerca de três meses.

Pedras como a que foi deslocada dividem a França e a Bélgica desde o Tratado de Kortrijk, em 1820. Elas pesam entre 136 kg e 272 kg.

Os motivos do fazendeiro suspeito de mover a pedra ainda não estão claros, mas em teoria, a atitude dele pode ser considerada uma violação do tratado. “É um problema ‘sério’. Digo entre aspas porque há questões bem mais sérias que isso”, reconheceu Chopin.

Autoridades locais reagiram à questão com um pouco de humor. “Ele fez a Bélgica maior e a França, menor. Não é uma boa ideia”, brincou o prefeito de Erquelinnes, David Lavaux.

Uma ‘ameaça’ diplomática

Assim que soube do incidente, Lavaux entrou em contato com a colega francês Aurélie Welonek, prefeita da cidade do outro lado da fronteira. “Fiquei feliz que minha cidade cresceu, mas o prefeito de Bousignies-sur-Roc, nem tanto”, riu.

Segundo o prefeito belga, o fazendeiro receberá uma carta, na qual será orientado a devolver a pedra ao local de origem. Caso isso não ocorra, ele pode ser indiciado criminalmente.

Caso não haja acordo e a pedra continue onde está, em último caso, o incidente pode reviver uma disputa fronteiriça que não ocorre desde 1930. Uma comissão franco-belga seria acionada para decidir o que fazer. Ambos os prefeitos acreditam que não seja o caso. “Acho que conseguiremos evitar uma guerra fronteiriça”, brincou Welonek. 

Fonte: Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.