Mundo

Cientistas ganham Nobel de Medicina por descobertas sobre receptores de temperatura e toque

Os cientistas David Julius e Ardem Patapoutian ganharam o Prêmio Nobel da Medicina de 2021. AAcademia Real de Ciências da Suécia, órgão responsável pela premiação, informou nesta segunda-feira, 4, que a dupla norte-americana vai receber o prêmio pelas suas descobertas de “receptores de temperatura e toque”, que  permitiram entender “como o calor, o frio e o toque pode iniciar os impulsos nervosos”. Segundo a entidade, David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta, para induzir  a sensação de queimação e identificar as respostas das terminações nervosas ao calor. Já Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos. “Esses conhecimentos estão sendo usados para desenvolver tratamentos de doenças, incluindo dor crônica”, completou. O prêmio Nobel de Medicina tem valor de 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 6,1 milhões, e será dividido pelos vencedores. No ano passado, a premiação ficou para os americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton pela identificação do vírus da hepatite C, que causa cirrose e câncer de fígado.

Jovem Pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.