Meio Ambiente Mundo

Temperatura global bate recorde seguido na semana e acende alerta para riscos

People walking across the street in New York City with the bright light of sunset shining between the buildings along 23rd St in Midtown Manhattan NYC

O planeta Terra atingiu esta semana a temperatura mais alta já registrada, pelo segundo dia consecutivo. Segundo dados do governo americano, a média global de temperatura foi de 17,18°C. Nesta segunda-feira (3), por exemplo, a temperatura média global estava 17,01 graus Celsius – sendo a mais alta desde o início dos registros. Porém, os graus subiram ainda mais na terça (4), atingindo os 17,18 graus Celsius. O recorde anterior de 16,92 graus Celsius foi estabelecido apenas em agosto de 2016.

Especialistas alertam que o recorde pode ser quebrado várias vezes este ano. Robert Rohde, principal cientista da Berkeley Earth, disse em um post no Twitter na terça-feira que o mundo “pode muito bem ter alguns dias ainda mais quentes nas próximas seis semanas”. Este recorde global é preliminar, mas é outra indicação de quão rápido o mundo está esquentando, já que a chegada do fenômeno climático natural El Niño, se soma ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas.

Nos Estados Unidos, o Texas e o Sul sofreram uma onda de calor brutal no final de junho, com temperaturas de três dígitos em Fahrenheit e umidade extrema, segundo dados da pesquisa. As altas temperaturas no México mataram ao menos 112 pessoas desde março.

Outra onde de calor também chegou a matar 44 pessoas na Índia, no estado de Bihar. A China também não ficou para trás nos desastres e experimentou o maior número de dias quentes – onde a temperatura máxima diária ultrapassou 35 graus Celsius – durante um período de seis meses desde o início dos registros.

Cientistas apontam o levantamento é alarmente e precisa ser combatido o quanto antes. “É preciso parar de queimar combustíveis fósseis, não em décadas, mas agora. Este dia é apenas um número, mas para muitas pessoas e ecossistemas é uma perda de vidas e meios de subsistência”, alertou Friederike Otto, professor sênior de ciência do clima no Grantham Institute for Climate Change and the Environment.

 

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.