Notícias Saúde

Cientistas argentinos trabalham em teste de coronavírus de baixo custo

Coronavirus

Cientistas argentinos estão produzindo o que chamam de teste rápido e barato para o coronavírus que, de acordo com o governo, recebeu o interesse de outros países. O novo teste, chamado Neokit covid-19, permite a detecção do vírus em menos de duas horas, dizem os pesquisadores.

“É uma técnica simples, barata e prontamente disponível”, disse à Reuters Santiago Werbajh, epidemiologista na Fundação Pablo Cassara, organização que criou o Instituto Cesar Milstein de Ciência e Tecnologia, onde o teste foi desenvolvido.

“O custo é baixo, aproximadamente US$ 8, a coisa simples é por causa do tempo e do manuseio, que pode ser em base ambulatorial para testagem em massa, e a disponibilidade será maior do que com as técnicas atuais”, acrescentou Werbajh.

Com 45 milhões de habitantes, a Argentina registrou 8.371 casos de covid-19 e 384 mortes. Cerca de 108 mil testes foram realizados até agora.

“Estamos dispostos a fornecer não apenas a países vizinhos, mas a outros. Na verdade, já houve contato com embaixadas estrangeiras interessadas em acessar o kit“, disse o ministro argentino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Salvarezza.

As áreas mais densamente povoadas da Argentina estão em lockdown desde 20 de março.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro Olho no Olho, no Balanço Geral; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8:30h ate às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.