Goiás

Aproximação entre Paço e Romário facilitou aprovação do projeto que antecipa a eleição da Mesa diretora

Diferente do primeiro semestre, quando um grupo de 14 vereadores foi decisivo para derrubar o projeto que antecipava a eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia, desta vez a aprovação da matéria contou com o apoio de seus antigos opositores. O motivo para mudança de cenário: maior diálogo entre o grupo que defendia a matéria e o Paço.

Na avaliação de vereadores ouvidos pelo Jornal Opção, as desconfianças entre o Paço e a Câmara foram sendo dissipadas no decorrer da aprovação de matérias de interesse do Executivo. À época, existia o receio por parte de aliados do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) de que ele poderia ficar nas mãos do grupo liderado pelo presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), já que o vereador é o próximo na linha sucessória.

O que mudou de abril para setembro? Um dos parlamentares do grupo contrário à proposta no primeiro semestre aponta o avanço na relação entre Romário e a Prefeitura como fator decisivo para mudança de postura quanto ao projeto. “Ele está mais próximo do Paço. Tem conduzido de forma adequada as matérias que vem do Executivo”, pondera o parlamentar.

A avaliação de outro vereador, que defendeu a aprovação da proposta no primeiro semestre, aponta no mesmo sentido. “Existia uma insegurança (do Paço), mas isso era por falta de diálogo”, diz.

CTM e Eleição da mesa

Os dois parlamentares afastam a possibilidade de a eleição antecipada da mesa estar vinculada a aprovação das mudanças no Código Tributário Municipal (CTM). No entanto, um deles avalia que o presidente da Casa aproveitou as discussões do projeto do Executivo para aprovar, de forma despercebida, a matéria de interesse dos parlamentares, que inclui a criação de cargos na mesa diretora, além do escrutínio antecipado.

O projeto que antecipa a eleição da mesa diretora foi aprovado em segunda votação na sessão da última quarta-feira (23) com questionamentos por parte do vereador Lucas Kitão devido a forma que o projeto foi discutido na Comissão Mista, em reunião fechada. As mudanças do CTM devem ser apreciadas, em segunda votação, até esta sexta-feira (24).

JORNAL OPÇÃO

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.