Brasil Educação Notícias

Alunos goianos consideram tranquila primeira etapa da prova do Enem 2021

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 reuniu, ontem, cerca de 30 mil estudantes, em Goiás. O tema da redação deste ano foi ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. O tópico foi considerado pertinente por especialistas por abarcar informações atualizadas do cotidiano da pandemia no Brasil. Essa prova e as demais do próximo domingo, 28, terão maior peso para as áreas de exatas como medicina, engenharias, enfermagem e demais relacionadas às ciências biológicas. A prova de redação vale 1000 pontos e define aprovação.

Para o professor de Química de Goiânia, Lucas Ghiraldi, que prepara alunos em todo país, a análise da prova de hoje será fundamental para compreender a tônicadasquestõesnoque tange ao sistema de pontuação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que elabora o Enem.

Ele espera que o algoritmo usado para balizar cada questão do Enem, chamado de TRI não venha a prejudicar os estudantes: “Isso porque esse método penaliza, por exemplo, um aluno que acertou uma questão de mesmo tipo, mais difícil, e errou outra mais fácil. No caso ele pode ter pontuação minorada porque o sistema que avalia o aluno pode considerar que ele “chutou” a questão. “Eu não acho justo. Porque a sorte também faz parte do jogo”, diz.

Lucas já preparou centenas de estudantes que passaram nas melhores universidades do Brasil e garante que a maior dica é ler com cuidado a matriz do Enem. “Porque é nela que estão os itens que darão o norte para o aluno se condicionar ao preparo das questões de maior peso para ele, em detrimento de outras.” É extremamente necessário fazer esse check-list. Para o estudante focar nas questões de maior dificuldade”, pontuou.

Ontem, os candidatos responderam questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, além da Redação. No próximo domingo, a segunda e última etapa do exame nacional trará mais perguntas das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias.

O jovem violinista Gianmarco Rezende, 16, que pretende uma vaga para o curso de Economia disse que o momento foi de tranquilidade. “Estava calmo. Me sentia preparado, mesmo não tendo ao meu lado um professor para ajudar”, diz o rapaz que estuda em escola pública em Goiânia e relatou que sentiu muita falta das aulas presenciais. “Mas não desisti. Fiz a minha parte”, disse.

Antes da prova, Gianmarco deu uma palpite muito próximo do que viria a cair na prova de redação. Ele pensou em assuntos ligados ao meio ambiente e à pandemia. O Enem 2021 é a garantia de acesso ao ensino superior. Isso porque o teste é a porta de entrada para o ensino superior em instituições brasileiras e algumas universidades de Portugal.

Assim como em 2020, o Enem 2021 requer uso de máscara facial obrigatória. Caso o candidato esteja com covid19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa. É recomendado, ainda, que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição que pode ser acessado no site no Enem.

Pelo segundo ano consecutivo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai aplicar o formato digital e o presencial. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13, sem condição de atraso. O gabarito do Enem 2021 poderá ser entregue preenchido até as 19h.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.