Sem categoria

PIB da China cresce 4,9% no 3º trimestre e indica desaceleração da economia

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês). O resultado veio abaixo das expectativas do mercado, que apontavam alta de até 5,2%, e indica o desaceleramento da segunda maior economia do mundo após o avanço de 7,9% no segundo trimestre, em paralelo a abril a junho de 2020. O desempenho foi o menor desde o terceiro trimestre de 2020, quando a economia também avançou 4,9%, na esteira do processo de recuperação da crise gerada pelo novo coronavírus. A alta entre julho e outubro pressiona ainda mais a economia chinesa, já impactada pela crise energética e o risco de colapso da Evergrande, uma das maiores construtoras do país. O cenário internacional, com o avanço da inflação nas principais economias do mundo e a queda de estímulos monetários, também desafia o gigante asiático.

De acordo com o NBS, a produção da indústria chinesa registrou alta de 3,1% no terceiro trimestre, abaixo das expectativas de 5% de analistas. O resultado foi fortemente impactado pelo encarecimento do carvão, refletindo suspensão do trabalho de algumas plantas de produção e na interrupção na distribuição de energia elétrica. O investimento em ativos fixos, um dos principais termômetros da construção civildo país, também veio menor do que o esperado. No trimestre encerrado em outubro, o aporte cresceu 7,3%, ante estimativa de cerca de 7,9%. O resultado aumenta apressão sobre o setor no país após os temores de quebra da Evergrande. Já o consumo no varejo subiu 4,5%, acima das previsões de 3,5%.

Jovem Pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.