Mundo Notícias

Aquecimento global está dificultando na decolagem de aviões

Estudos anteriores já haviam provado que o aquecimento global estava contribuindo para tornar as viagens aéreas mais turbulentas. Agora, um novo estudo publicado no Climatic Change (via The Verge) e elabora que o aumento nas temperaturas irá afetar na capacidade dos aviões de decolarem.

A pesquisa foi conduzida pela Nasa, pela Universidade de Columbia e pelo Logistic Management Institute usando modelos dos aviões mais populares em voos comerciais.

A conclusão foi que de 10 a 30% dos voos anuais realizados nos dias e horários mais quentes do ano precisarão reduzir o seu peso para conseguir sair do chão de 0.4 a 5%.

Claro que estes problemas não são para já. Segundo os pesquisadores, eles serão irreversíveis a partir do meio do século, piorando até 2100. E o problema não é difícil de compreender: quando o ar esquenta, ele se torna menos denso.

Portanto, quanto maior a temperatura do ar, maior a velocidade necessária para a decolagem. Daí a necessidade de ter aeronaves mais leves ou pistas mais longas. Segundo a pesquisa, tanto aviões pequenos quanto aviões de carga apresentaram os mesmos problemas. Fonte: Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.