Notícias

Após vazamento de dados, Procon-SP defende mudanças nas regras do Pix

Para tentar diminuir os crimes envolvendo golpes em usuários do Pix, o Banco Central anunciou alterações no funcionamento das transações. Para Fernando Capez, diretor do Procon-SP, as medidas representam um primeiro passo. “Se o banco suspeitar que existe algum tipo de fraude, ele pode bloquear a conta por 72 horas. Mas o Procon entende que isso não é suficiente, porque o sistema de controle do banco pode falhar e isso não resolve os sequestros, latrocínios. É necessário uma medida global”, afirma. A entidade se reúne com o Banco Central no dia 5 de outubro para apresentar novas medidas que visam a segurança dos usuários do Pix, como o limite máximo de R$ 1 mil por transação por mês.

Para envios superiores ao valor, somente para contas cadastradas a mais de 48 horas. A proposta é que o consumidor possa pedir alteração do limite mensal, mas ela não será instantânea. “A dificuldade é feita para o criminoso, é criada para evitar que a pessoa sofra um determinado golpe. Evidentemente, não são medidas definitivas, para sempre. São medidas por um prazo de 60 dias, 90 dias, até que a gente vá conseguindo alertar todo mundo a respeito dos golpes que estão sendo aplicados”, pontua Capez. Segundo o diretor do Procon de São Paulo, os latrocínios envolvendo o Pix já representam 15% do total.

Jovem Pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.