Mundo Política

Alexei Navalny, principal político de oposição na Rússia, reaparece com 20 quilos a menos

Alexei Navalny, o principal político de oposição na Rússia, perdeu mais de 20 quilos durante suas três semanas de greve de fome. Ele está, agora, com 72 kg, disse nesta quinta-feira (29) seu advogado. Em janeiro deste ano, ele tinha 94 kg.

Navalny, de 44 anos, cumpre uma pena de dois anos e meio por ter violado termos de sua condicional —ele foi condenado em um processo por injúrias contra um veterano da Segunda Guerra (uma ação política, segundo o próprio Navalny).

Ele apareceu pela primeira vez em uma corte depois da greve de fome. O vídeo não tem imagens nítidas, mas é possível ver que ele está com a cabeça raspada.

Como já havia feito, disse que não praticou crime de injúria contra o veterano de Segunda Guerra, e afirmou que demanda que as pessoas que o acusaram sejam levadas à Justiça.

Navalny fez críticas ao sistema judiciário da Rússia nesta quinta-feira. Seus aliados foram processados e forçados a desmantelar a rede de escritórios de campanha pelo país. O governo classificou a organização de oposição como extremista.

Se a Justiça declarar que Navalny e seus aliados são realmente extremistas, eles ficam sujeitos a condenações e podem ter suas contas bancárias congeladas.

Greve de fome

Navalny entrou em greve de fome no dia 31 de março, como protesto para pedir tratamento médico adequado. Em 23 de abril, depois de ser atendido, ele afirmou que iria voltar a se alimentar aos poucos.

No ano passado, ele foi envenenado com um agente químico desenvolvido na época da União Soviética. Navalny acusa o governo russo de estar por trás do envenenamento. O governo nega.

Ele foi para a Alemanha para se recuperar. Quando voltou, neste ano, foi preso.

Alguns países do Ocidente impuseram sanções à Rússia em decorrência da forma como Navalny é tratado.

Fonte: G1

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.