Política

Alego pode adotar sessões plenárias “híbridas” a partir de setembro

Após breve recesso, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) retomou as atividades parlamentares nesta segunda-feira, 3. A primeira sessão plenária, marcada para esta terça-feira, 4, acontece com trabalhos remotos. De acordo com o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), as discussões online devem seguir pelo menos até setembro, quando a legislativo goiano pode adotar modelo híbrido.

Ao Jornal Opção, o líder da Alego explica que um plano de trabalho estratégico deve ser apresentado na próxima quinzena, quando deve ser definindo o modelo da nova dinâmica. A ideia é que os parlamentares possam optar pela presença virtual ou presencial, conforme se sentirem seguros em razão da pandemia de Covid-19.

Eleições municipais e esvaziamento das sessões

O formato que possibilita as discussões de forma virtual vieram a colaborar também com as eleições deste ano, afirma Lissauer Viera. Com a participação ativa dos parlamentares nas eleições municipais, haveria risco de esvaziamento das sessões plenárias, o que agora pode ser contornado, na visão do presidente.

Só entre as pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia existem seis nomes da Casa: Adriana Accorsi (PT), Alysson Lima (Solidariedade), Eduardo Prado (DC), Major Araújo (PSL), Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania).

“Muitos deputados tem agendas no interior, precisam fazer esses trabalhos de assistência. De forma virtual o deputado pode participar de qualquer lugar, de dentro do carro, de uma cidade do interior”, destaca o presidente quando perguntado sobre o risco de falta de quórum.

Além disso, Lissauer destaca a boa média de quórum registradas nessa legislatura: “Nós não tivemos problemas. Estamos com quóruns altíssimos”.

Pautas prioritárias

Sobre os projetos que serão tramitados, Lissauer adianta prioridade para o texto do novo fundo previdenciário para os servidores do Estado. Além disso destaca que há muitos projetos apresentados por parlamentes, que devem ser todos despacha, sem previsão de dificuldades em razão do modelo de sessão sendo remoto.

fonte: Agência Brasil

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro Olho no Olho, no Balanço Geral; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8:30h ate às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.