Notícias

Agronegócio teme insegurança jurídica sem marco temporal de terras indígenas

Nesta semana, está na pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal o marco temporal, critério que estabelece que índios podem contestar demarcações de terras para áreas ocupadas até a promulgação da Constituição em 1988. A Corte retomará o julgamento do tema na quarta-feira, 1º, quando terá oportunidade de optar pelo marco temporal e manter a segurança jurídica no país. Ao rejeitar o marco temporal, os ministros do STF podem causar impactos importantes para os brasileiros, que vão desde perdas de empregos até o aumento no preço de alimentos. Dados da bancada do agronegócio no Congresso Nacional apontam que a rejeição ao marco temporal gera perspectiva de prejuízo para o setor agropecuário, que pode ultrapassar R$ 520 bilhões em produtos agrícolas que deixarão de ser produzidos no país, com 2 milhões de empregos perdidos.

O problema pode ser agravado, ainda, com o aumento significativo dos alimentos e a perda de mais de U$ 60 bilhões em exportações agrícolas não geradas. O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender no fim de semana que o Supremo Tribunal Federal declare como válido o marco temporal de terras indígenas. Para ele, uma decisão contrária da Suprema Corte pode inviabilizar o agronegócio brasileiro e afetar a segurança alimentar. Alterar a forma como são feitas as demarcações de terras indígenas no Brasil é um retrocesso que pode elevar as tensões sociais no campo e gerar conflitos indesejáveis.

JOVEM PAN

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.