Mundo Notícias

Maduro anuncia mudanças no governo em nome da renovação

epa05312902 Venezuelan President Nicolas Maduro speaks during a press conference at the Miraflores Presidential Palace in Caracas, Venezuela, 17 May 2016. Maduro denounced the violation of Venezuelan airspace by US airplanes that flew over illegally two times in the last week. EPA/MIGUEL GUTIERREZ

Menos de um mês depois de ser reeleito, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou  que fará uma “renovação parcial” do governo nos próximos dias, em “elementos-chave” da economia e dos serviços públicos. A informação foi dada por ele ao participar ontem (12)  de um ato com a Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV) em Caracas.

“Estou preparando uma renovação parcial do governo bolivariano para os próximos dias, a fim de fortalecer o governo, renová-lo em elementos-chave da economia, dos serviços públicos”, disse Maduro.

Segundo ele, o objetivo é dar uma “ordem” aos novos ministros que chegarem e aos que continuarem em seus cargos para que “metade dos vice-ministros” seja jovem como os integrantes da JPSUV  e dos partidos que o apóiam.

“Para que a juventude vá se preparando e assumindo o comando da República”, argumentou. “Teremos um governo e um povo mais forte e sólido”. Maduro confirmou que em dezembro haverá eleições municipais em 335 conselhos de todo o país.

 Histórico

Maduro foi reeleito, em 20 de maio, para um mandato no período 2019-2025. Ele saiu vitorioso com uma diferença de pouco mais de  4 milhões de votos em relação ao segundo colocado, o ex-governador Henri Falcón.  Houve 54% de abstenção.

A Venezuela vive uma das crises mais severas do continente sul-americano registrando desabastecimento, inflação elevada, ausência de oportunidades de emprego e fuga em massa de imigrantes, além da repressão política e policial.

O Brasil e vários países emitiram comunicados não reconhecendo como legítima a eleição de Maduro.

Fonte: Agencia Brasil

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Serra Dourada realizando comentários para o Jornal do Meio Dia; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate, que anteriormente era transmitido na TBC Cultura, e agora está na PUC TV. Na TV Metrópole é membro do programa de análises políticas e econômicas. No meio impresso, é articulista na quinta-feira, no Jornal da Manhã, e na terça-feira no Jornal OHoje. 
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Patrocinado por