Goiás Meio Ambiente Notícias

Bombeiros enviam mais 14 homens para controlar fogo nos parques Serra Dourada e Sentinela

Corpo de Bombeiros de Goiás (CBM) enviou na na madrugada de sexta-feira (13/09) mais 14 bombeiros e cinco viaturas para ajudar no controle de um incêndio no Parque Estadual Serra Dourada que dura seis dias, segundo estimativas do CBM. Eles se juntam aos 20 homens que já trabalham no local. Até o momento, o incêndio consumiu 350 hectares dos 30 mil que ficam dentro da Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, entre os municípios de Buriti Alegre, Mossâmedes e Cidade de Goiás. O parque Serra Dourada, segundo maior bioma de Goiás, abriga centenas de espécies raras de animais e plantas do Cerrado.

Segundo o major dos Bombeiros, Eberson Holanda, as equipes concentram todos os esforços para controlar o fogo o quanto antes, para que não chegue a zonas urbanas e queime residências particulares. “Enquanto o incêndio não for apagado, os bombeiros não sairão do parque”, ressaltou Holanda, para reforçar que não há previsão de término da operação.

Iporá

A queimada no parque Serra da Sentinela em Iporá (GO) já dura seis dias. Os bombeiros conseguiram reduzir os focos de incêndio para uma única linha de fogo na sexta-feira (13) com expectativa de controle total até o final de semana. O esforço agora é evitar que essa linha de fogo chegue nas áreas de pastagens e fazendas, geralmente locais de difícil acesso, segundo Holanda. A linha do fogo abrange cerca de 5 quilômetros.

 

Desde que o incêndio começou no local, o fogo consumiu 5.840 hectares de vegetação dos 9.510 hectares de área de proteção ambiental (APA); os bombeiros controlaram até agora 725 hectares. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º a 9 deste mês, foram 7.304 pontos de incêndio no Cerrado.

Os dados atualizados da Serra da Sentinela:

  • Área Queimada: 5.840 Ha
  • Área de Controle: 725 Ha
  • Área Protegida (estimativa com a área de controle): 9.510 Ha
  • Linha de Fogo: aproximadamente 5 Km

Fonte: Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro Olho no Olho, no Balanço Geral; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8:30h ate às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Patrocinado por