Política

Veja como senadores goianos votaram em projeto que enfraquece Lei de Improbidade Administrativa

Apenas um senador goiano votou contra o projeto que enfraquece a Lei de Improbidade Administrativa. Os senadores Luiz do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) se posicionaram a favor do texto-base votado em plenário na última quarta-feira (29). Jorge Kajuru (Podemos), por outro lado votou contra as modificações. A matéria foi aprovada por 47 votos favoráveis e 24 contrários.

O texto oriundo da Câmara sofreu modificações no Senado e por isso deve ser reenviado para avaliação dos deputados. Ele prevê agentes públicos só sejam condenados mediante comprovação de intenção de causar prejuízo aos cofres públicos. Atualmente a lei estabelece a condenação por omissão, dolo ou culpa – ou seja mesmo sem intenção de cometer crime.

O projeto que enfraquece Lei de Improbidade Administrativa  também estabelece que o Ministério Público terá exclusividade para a apresentação das ações. Hoje a Advocacia-Geral da União (AGU) e procuradorias municipais também podem abrir processos deste tipo.

Críticas às alterações na Lei de Improbidade Administrativa

As principais críticas apresentadas no Senado às alterações da Lei de Improbidade Administrativa se referiam principalmente a dois pontos. Um deles é a introdução da chamada prescrição intercorrente — quando o processo deve ser arquivado caso se passe um determinado tempo (no caso, quatro anos) entre cada uma das suas etapas.

O segundo é a transformação da lista de atos de improbidade no texto da lei em lista “taxativa” — ou seja, apenas os atos relacionados são passíveis de punição. De acordo com a lei atual, a lista é considerada exemplificativa; assim, outras condutas também podem ser enquadradas como atos de improbidade.

Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.