Saúde

Vacinação em massa em Botucatu barrou alta de casos após feriados

O estudo que vacinou com a primeira dose da AstraZeneca 66 mil pessoas no dia 16 de maio e outras 5 mil uma semana depois em Botucatu (SP) ajudou a barrar uma alta de casos de covid-19 que ocorreu no início do mês passado, segundo a médica e coordenadora da pesquisa, Sue Ann Clemens.

As primeiras estatísticas, divulgadas pela prefeitura, apontaram para a redução de 86,5% da média de casos confirmados entre os inícios de junho e julho, que na avaliação da especialista terá um “impacto enorme” na saúde pública da região.

“Número incrível. O primeiro dado que pudemos observar e que já estamos muito contentes é a queda significativa da incidência de casos. Após a 4ª semana, os casos em Botucatu começaram a cair vertiginosamente”, afirmou Clemens ao R7.

A queda ocorreu após o pico do número de casos dos últimos meses: foram 957 entre 6 e 12 de junho. Questionada se o alto número foi justamente o que fez parecer tão abrupta a redução, a médica argumenta que “se a vacina não tivesse eficácia, o pico não baixaria; ou não desceria ou ao menos não desceria dessa forma, com a significância que teve”. Um mês depois, entre 4 e 10 de julho, a cidade teve, ao todo, 133 registros do novo coronavírus.

Além disso, relembra a médica, os números chegaram a este pico devido a uma combinação dos feriados do fim de abril e início de maio, sobretudo o Dia das Mães, com um relaxamento da população após a vacinação em massa.

R7

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.