Goiás Saúde

Vacinação contra a Covid-19 em Goiás: veja perguntas e respostas

FOTO: CLAUDIVINO ANTUNES

Goiás recebeu, na segunda-feira (18), 183.080 doses da CoronaVac para imunizar 87.127 pessoas, que pertencem aos quatro grupos prioritários. Neste primeiro momento, as vacinas serão levadas a esses pacientes, que estão institucionalizados ou que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7.113.540 pessoas vivendo em Goiás. O percentual de pessoas a serem imunizadas nesta primeira etapa corresponde a cerca de 1,2% desta população.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação em Goiás:

Quem será vacinado nesta primeira fase em Goiás?

São quatro grupos prioritários a serem imunizados na primeira fase. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), serão 87.127 moradores vacinados inicialmente:

  • 77.549 trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 (HCamps, prontos-socorros, Samus, UPAs, motoristas de ambulâncias);
  • 8.828 pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas (em asilos, instituições psiquiátricas ou similares);
  • 475 pessoas com deficiência institucionalizadas;
  • 320 indígenas vivendo em aldeias.

Qual vacina está sendo aplicada?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas: a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e a vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A CoronaVac é a vacina que foi distribuída pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18).

Como está sendo feita a distribuição dessas vacinas?

Segundo a SES, a distribuição é feita com base em quantas pessoas foram imunizadas em campanhas anteriores de vacinação. A mais recente usada como base foi a ação realizada contra a gripe.

As doses foram enviadas com algum excesso para o caso de o número ter aumentado. No total, 90.280 doses foram enviadas aos 246 municípios goianos – veja aqui quantas doses foram enviadas a cada cidade.

O estado vai guardar a 2ª dose para os pacientes dessa primeira fase?

Sim. Segundo a SES-GO, as doses recebidas na segunda-feira são suficientes para dar a todos os pacientes destes quatro primeiros grupos as duas doses de CoronaVac que precisam.

As primeiras doses foram enviadas e as segundas serão repassadas nas próximas semanas. De acordo com a pasta, a segunda dose deve ser ministrada nos pacientes entre o 14° e 28° dia após a aplicação da primeira dose.

O que é necessário apresentar na hora da vacinação?

A pessoa a ser imunizada precisa apresentar um documento de identidade com foto e informar o endereço de onde vive – mesmo que esteja sendo vacinado em outro município.

Quando forem ser vacinadas, as pessoas com comorbidades precisarão apresentar um atestado médico, por exemplo.

No caso de profissionais da saúde que não estão na linha de frente e forem ser imunizados em outras etapas, também deverão apresentar uma comprovação do vínculo de trabalho que possuem.

Quantas pessoas já foram vacinadas em Goiás?

A SES-GO deve divulgar um balanço diário a partir de quarta-feira (20) com o número de pessoas imunizadas no estado.

Como a população vai ser convocada?

Nesta primeira etapa, a orientação da SES é que a vacina vá até o paciente. As pessoas dos quatro grupos prioritários estão sendo vacinadas nos locais em que vivem – no caso dos indígenas, idosos e deficientes – ou em que trabalham – no caso dos profissionais da saúde.

No entanto, cada município tem autonomia para decidir como fará essa imunização, podendo definir fazê-la em drive-thru para os profissionais da linha de frente, por exemplo.

O que deve ser respeitado em todas as cidades é o número máximo de pontos de vacinação de acordo com o número de habitantes:

  • Até 200 mil habitantes – máximo de três salas de vacinação;
  • Entre 201 mil e 500 mil habitantes – máximo de cinco salas de vacinação;
  • Mais de 500 mil habitantes – máximo de oito salas de vacinação.

A SES está desenvolvendo um aplicativo para facilitar o agendamento da vacinação nas próximas fases da imunização que deve ser divulgado nos próximos dias.

Há seringas e agulhas suficientes?

Governo de Goiás está distribuindo, desde sexta-feira (15), mais de 1 milhão de seringas e agulhas para vacinação contra Covid-19. Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que são responsáveis por repassar aos 246 municípios.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

Quais serão as outras fases da vacinação?

Ainda de acordo com a SES, o calendário e as demais fases de vacinação dependem ainda de definições do MS e do quantitativo de doses que serão enviadas ao estado.

Como vai ser feito o controle de quem já se vacinou?

Ao ser vacinado contra a Covid-19, o paciente terá a imunização registrada no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso a pessoa ainda não tenha um, ele será feito na hora.

Todos os dados serão registrados em um sistema nacional do MS, onde constarão os dados de cada um e a informação de quando foi vacinado e com qual vacina, até para que se monitore a data correta de tomar a segunda dose.

Fonte: G1 Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.