Política

TSE irá analisar cassação da chapa de Bolsonaro após o recesso

O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), irá analisar as provas anexadas aos processos de cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, vencedora das Eleições 2018, na volta do recesso do Judiciário.

As provas foram compartilhadas nesta quarta-feira (14)  pelo ministro Alexandre de Moraes. O corregedor pretente, a partir de agosto, ouvir as partes e, na sequência, prosseguir com o julgamento.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), compartilhou com o TSE as provas colhidas tanto na investigação sobre as fake news quanto sobre os atos antidemocráticos. Os indícios de crime serão anexados aos processos que solicitam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Em 9 abril deste ano, Moraes prorrogou as investigações por três meses, prazo que expirou nesta semana.

Essas duas investigações, abertas no Supremo ainda na época da gestão de Dias Toffoli como presidente da Corte, já envolveram diretamente aliados do presidente Jair Bolsonaro. O inquérito das fake news foi aberto por ordem de Toffoli ainda em 2019 para apurar ofensas a ministros do STF e a familiares dos magistrados.

No ano passado, foi iniciada a investigação dos atos antidemocráticos, com o objetivo de apurar ações de pessoas que defendem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional, medidas essas que contrariam a Constituição. Nesse ano, a Procuradoria-Geral da República pediu o arquivamento da apuração dos atos antidemocráticos, o que foi feito por Moraes, que, no entanto, abriu nova investigação sobre os ataques à democracia aproveitando provas já colhidas.

r7

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.