Brasil

TSE cassa deputado do Paraná por divulgar fake news contra urnas eletrônicas em 2018

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 28 – por 6 votos a 1 – cassar o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL) por divulgar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições de 2018. O relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, entendeu que o parlamentar fez uso indevido dos meios de comunicação social e cometeu abuso de poder político. No dia do primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, Fransischini fez uma live no Facebook em que afirmou que as urnas tinham sido supostamente fraudadas e não era possível votar no então candidato Jair Bolsonaro. Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná fez uma auditoria e constatou que não havia indícios de fraude no sistema. Com a decisão do TSE, o deputado teve o mandato cassado e fica inelegível por oito anos. Além disso, o Tribunal votou para anular os votos de Francischini em 2018, com recálculo dos quocientes eleitorais e partidários no Paraná.

jovem pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.