Cidade

Transporte coletivo da Grande Goiânia implanta novo modelo de bilhetagem

FOTO: Divulgação

O transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia inicia, neste sábado (23/1), a implantação de um novo modelo de bilhetagem. Entre as novidades estão a recarga de créditos no cartão a bordo dos veículos e a biometria facial, que será válida, neste primeiro momento, para os idosos.  

A previsão é que, com a continuidade da implantação no decorrer do primeiro semestre de 2021, o novo sistema tenha a adesão de novas formas de pagamento da passagem, como o pagamento via cartão de crédito, de débito, QR Code e também via conta corrente virtual, modelo de pagamento conhecido como pagamento baseado em conta (ABT).  Segundo o RedeMob Consórcio, a migração terá nível mínimo de impacto aos clientes do sistema.

Os usuários não precisarão trocar seus cartões atuais e não terão que realizar novo cadastro. O sistema tecnológico utilizado é nacional e a mudança deve impactar cerca de 500 mil pessoas, considerando uma movimentação fora do cenário de pandemia, que fazem uso diário do serviço, localizadas na região metropolitana de Goiânia.  

“Todo investimento em tecnologia que melhore o acesso ao serviço e geração de dados é bem-vindo. O transporte é essencial às cidades e o usuário precisa de facilidades para deslocar. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) acompanhou todo esse processo e validou as ações por serem elas positivas ao sistema”, avalia Murilo Ulhôa, presidente da CMTC.   

Para o diretor executivo do RedeMob Consórcio, o setor de transporte público coletivo necessita se adequar às necessidades operacionais e às expectativas dos clientes. “A tecnologia não para de evoluir e veio para somar nesta nova transformação. Com a implantação deste novo sistema abrimos possibilidade tecnológica para que o bilhete único venha a ser implantado em um futuro próximo”, diz.   

Migração 

A partir de 23 de janeiro, o cliente deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus. Neste primeiro momento, a leitura do cartão será mais demorada porque o sistema estará migrando automaticamente todas as informações gravadas dentro do cartão para o novo sistema. A partir daí o cliente já terá “migrado” o seu cartão para o novo sistema. Este mesmo processo irá ocorrer na rede de vendas, caso o cliente precise carregar créditos em seu cartão antes de embarcar.

O sistema não exigirá nenhuma outra ação específica.  A coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará também apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário. Tudo de forma transparente ao cliente. Tudo de forma transparente. A câmera coleta a foto que fica temporariamente armazenada no validador do ônibus e, quanto este chega na garagem, o arquivo de imagem é descarregado para o servidor. 

Em um momento posterior, após a descarga dos dados do veículo na garagem, a tecnologia da biometria fará o cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto do cadastro daquele cartão. Em caso de divergência, esta foto é enviada para inspeção visual e análise da ocorrência. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para análise de fotos dos clientes com uso de máscaras.  

Para o cliente que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte, já poderá contar com a liberação dos seus créditos para recarga no cartão em todos os validadores dos ônibus e terminais. Esta recarga acontecerá automaticamente quando ele apresentar o seu Cartão Fácil no novo validador. Uma vez que comprou, o crédito será baixado no próprio validador.

Fonte: A Redação

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.