Mundo

Temperatura chega a 49,5º C no Canadá e calor deixa pelo menos 233 mortos

Pelo menos 233 pessoas morreram repentinamente entre sexta (25) e ontem no Canadá, sendo 134 na região de Vancouver. Os óbitos estão relacionados à onda de calor que atingiu o oeste do país e elevou os termômetros, ontem. A temperatura chegou a 49,5º C, segundo as autoridades. A alta também afeta o oeste dos Estados Unidos.

As mudanças climáticas provocam temperaturas recordes, que tendem a se tornar mais frequentes. A década que terminou em 2019 foi a mais quente já registrada na história.

“Acreditamos que o calor tenha contribuído para a maior parte das mortes”, disse a polícia em um comunicado, acrescentando que a maioria das vítimas é de idosos. “Este momento pode ser fatal para as pessoas mais vulneráveis de nossa comunidade, especialmente os idosos e pacientes com outros problemas de saúde”, disse o porta-voz do Burnaby RMPC, Mike Kalanj, incitando todo mundo a checar como estão seus familiares e vizinhos”.

O primeiro-ministro da província da Colúmbia Britânica, John Horgan, também pediu que as pessoas continuem vigilantes. “Esta é a semana mais quente que os habitantes desta região já viveram”, disse ele em uma entrevista coletiva.

“As consequências são desastrosas para as famílias e comunidades. A única maneira de passar por esse momento excepcional é ficarmos juntos, verificarmos o estado de saúde das pessoas que sabemos que estão em risco e garantir que temos compressas frias na geladeira “, acrescentou.

Vancouver, localizada na costa do Pacífico, há vários dias registra temperaturas acima de 30 graus Celsius, muito superiores aos 21 graus registrados em média nesta época. Na segunda-feira (28), o Canadá teve um novo recorde histórico de altas temperaturas, com 47,9 graus Celsius em Lytton, na Colúmbia Britânica, cerca de 250 quilômetros a leste de Vancouver.
[…] matéria completa no site (link nos stories)

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.