Internacional

Sudoeste do Japão entra em alerta máximo devido à forte chuva

As autoridades japonesas ativaram hoje o alerta mais alto em vários municípios do sudoeste do arquipélago, após a Agência Meteorológica do Japão (JMA) ter alertado para as chuvas torrenciais que já começaram a cair na região.

Os alertas de nível 5 – o mais elevado em caso de catástrofe natural – foram ativados em várias localidades de Kumamoto, Miyazaki e Kagoshima (todas na ilha de Kyushu), onde vivem cerca de 245 mil pessoas, segundo a agência de Kyodo.

O alerta 5 significa que aqueles que ainda não foram retirados devem refugiar-se no local mais seguro possível.

Nesse caso, as autoridades aconselham os moradores que ainda estão em suas casas a se afastarem de rios e montanhas (devido ao perigo de um deslizamento de terras) e a  buscarems andares superiores ou mesmo telhados, se necessário.

A emergência no sudoeste do Japão foi declarada uma semana após fortes chuvas de monção, que desencadearam um deslizamento de lama, deixando até agora nove mortos e 20 desaparecidos na cidade de Atami (a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Tóquio).

Agência Brasil

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.