Artigos

Socorro! Os bancos estão roubando os clientes.

     O sistema bancário tupiniquim sempre agiu como um semideus, pairando acima das leis que regem as empresas prestadoras de serviço.  A maioria das agências não oferece vagas de estacionamento compatíveis com a clientela,  não disponibilizam banheiros aos clientes e são poucas que respeitam as leis, no tocante a intermináveis filas no caixa. Alguns poderosos do setor utilizam de manobras capazes de lesar o cliente na certeza de impunidade.  É um longo reinado de negociatas lesivas ao consumidor e a única opção era se queixar ao bispo.
    Mas tudo indica que bons ventos sopram no sentido de mudar a nação para melhor.  Numa atitude inédita, o Banco Central vai investigar se bancos cobram tarifas indevidas. Se for para valer será uma operação “mamão com açúcar”. Até o mais ingênuo dos coroinhas é capaz de encontrar vícios e deformidades na arrecadação dos agiotas legalizados. Se quiser um atalho eficiente, basta entrevistar gerentes aposentados que eles vão contar histórias de arrepiar e mostrar o caminho das pedras.

     Está certo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sérgio Odilon, quando afirma que “os bancos precisam ser tratados como qualquer outro estabelecimento comercial.” Na gíria antiga: “falou e disse”. Chega de abusos autorizados numa farsa que se perpetua. Todos sabem que os bancos realizam venda casada e, mesmo sendo uma operação proibida, existe apenas um arremedo de proibição.

     Que as ondas do mensalão,  num julgamento histórico capaz de enfiar no xilindró uma casta de influentes, sejam capazes de incentivar ações semelhantes em outras áreas. O sistema bancário é importante, e a nossa estrutura se mostra invejável, mas urgem correções de respeito ao consumidor. Principalmente nos faturamentos arbitrários envolvendo juros escorchantes e tarifas que não se aplica a nenhum país civilizado.

     Ainda resta uma dúvida se é possível enfrentar tubarões acostumados a comprar consciências e distorcer os fatos. Oxalá possa existir algumas duplas de Joaquim Barbosa no Banco Central com o apoio da Presidente Dilma. Aprovação, amparo e aplausos da galera, isso eu garanto existir. Milhões de brasileiros já amargaram algum tipo de sofrimento pisoteado pelos gigantes do sistema bancário. Se chegar a vez deles, chegou tarde.   

Rosenwal Ferreira: Jornalista e Publicitário

Twitter: @rosenwalF

facebook/jornalistarosenwal

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.