Saúde

Servidores de Saúde de Aparecida fazem protesto por direitos trabalhistas

Servidores da Saúde de Aparecida e membros do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde) organizam nova manifestação para a manhã de sexta-feira (11), próximo ao antigo Cais do Garavelo. A categoria solicita cumprimento de acordos trabalhistas como progressão da carreira e pagamento de piso salarial para agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE).

Entre as pautas, os trabalhadores pedem o pagamento da data-base de 2020 e de 2021; o cumprimento das regras de progressão de carreira; o pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE); o respeito à proporcionalidade salarial entre níveis (prevista no Artigo 7° da Lei 085/14) e a instituição do plano de carreira para motorista de ambulância e servidores administrativos.

Na quinta-feira (9), a categoria se reuniu com representantes da prefeitura na tentativa de acordo. No entanto, segundo a secretária geral do Sindisaúde, Flaviana Alves, não houve acordo. Essa é a quarta reunião deste tipo desde que os servidores de saúde apresentaram as demandas em fevereiro. Nova reunião está marcada para o dia 24 de junho. A prefeitura ficou de estudar algumas das propostas.

“A prefeitura alega que as demandas ferem a Lei Complementar 173/2020 [que proíbe o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021]. No entanto, a data base se trata de correção inflacionária, não de aumento salarial, a mesma coisa com o piso dos agentes”, diz.

No dia 24 de maio, houve paralisação semelhante. “Esperamos conscientizar as pessoas e também a prefeitura para o trabalho que a categoria faz no contexto da pandemia”, explica Flaviana.

O Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda posicionamento.

Fonte Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.