Goiás Notícias

Secretaria de Saúde prepara para agosto a vacinação contra HPV nas escolas

Estão sendo concluídos os preparativos para a vacinação dos adolescentes contra o HPV nas escolas estaduais e municipais de todo o Estado. A ação, a ser desenvolvida em parceria com as secretarias de Educação de Goiás e dos municípios, e secretarias municipais de Saúde, que será realizada ao longo do mês de agosto, pela Secretaria da Saúde de Goiás, por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio.

O objetivo é intensificar a vacinação e, com isso, proteger meninos e meninas contra as graves doenças transmitidas pelos quatro subtipos do vírus. Neste ano a vacinação contra o HPV foi estendida aos adolescentes do sexo masculino, de 11 anos a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Além deste público, desde 2014, a vacina contra o HPV é disponibilizada para as meninas de 9 anos a 15 anos. A SES-GO tem a meta de imunizar pelo menos 80% deste contingente populacional.

De acordo com Joice Kellen Dorneles, gerente de Imunização e Rede de Frio em exercício da SES-GO, a vacinação ocorre como rotina em todas as 954 unidades básicas de saúde no Estado. De janeiro de 2014 até maio deste ano 76,88% das meninas foram imunizadas, um total de 286.009 adolescentes. Em relação aos meninos, somente 8,10% foram vacinados, totalizando 18.076 de meninos que iniciaram o esquema vacinal.

Na população masculina, a vacinação protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo de útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.