Internacional

Rússia trabalha para minar confiança no voto por correio dos EUA, diz relatório

EPA357. OSAKA (JAPÓN), 28/06/2019.- El presidente ruso, Vladimir Putin (i), se reúne con el presidente de os Estados Unidos, Donald Trump (d), en el marco de la cumbre de líderes del G20 que se celebra en Osaka, Japón, este viernes. Los gobernantes del G20 y líderes políticos invitados comenzaron hoy en la ciudad japonesa de Osaka una cumbre de dos días que analizará temas vinculados con los nuevos desafíos económicos globales y compromisos medioambientales. EFE/ Michael Klimentyev/sputnik/kremlin Pool CRÉDITO OBLIGATORIO

Rússia está trabalhando para “minar a confiança do público no processo eleitoral”, espalhando falsas alegações de que as cédulas de correio têm fraudes e são suscetíveis de manipulação, informou um boletim de inteligência do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos divulgado nesta sexta-feira, 4.

Muitas das alegações feitas por fontes russas são idênticas a declarações públicas repetidas – e sem evidências – pelo presidente Donald Trump e pelo procurador-geral William P. Barr. Eles afirmam que as cédulas enviadas pelo correio não são confiáveis e alertam para o potencial de fraude nas eleições de novembro. Trump tem aparecido atrás de Joe Biden nas principais pesquisas nacionais.

O Departamento de Segurança Interna avaliou que os russos “provavelmente promoverão alegações de corrupção, falha do sistema e interferência estrangeira para semear a desconfiança nas instituições democráticas e nos resultados das eleições”, afirma o boletim, que fornece um nível de detalhe sobre os esforços russos raramente ouvido publicamente por funcionários do governo sobre as eleições de 2020.

A Rússia espalha essas informações por meio de uma rede de mídia controlada pelo estado, sites e ‘trolls’ nas redes sociais. O documento não identifica nenhuma dessas fontes pelo nome, mas funcionários atuais e aposentados disseram que a avaliação é baseada em informações confidenciais sobre os esforços do governo russo para interferir nas eleições de 2020.

O país também está explorando as preocupações de que os transportadores de correio possam ser incapazes de lidar com a enorme quantidade de votos enviados, de acordo com o boletim. “Esses sites também alegaram que os processos de voto por correio sobrecarregariam o serviço postal dos EUA e as juntas eleitorais locais, atrasando a tabulação dos votos e criando mais oportunidades de fraude e erro”.

Há quatro anos, as agências de inteligência dos EUA concluíram por unanimidade que a interferência russa tinha como objetivo favorecer a eleição de Trump.

Alegações sobre fraude eleitoral são desmentidas por numerosos estudos e evidências. Por causa da pandemia do coronavírus, espera-se que milhões de americanos votem pelo correio em 2020 ao invés de ficar na fila das urnas, onde podem contrair a doença.

Confiança entre eleitorado negro

A Rússia também pode ter tentado minar a confiança entre os eleitores negros, afirma o boletim. As publicações dos russos destacaram as reduções no número de locais de votação presenciais em grandes cidades devido à pandemia, em uma medida para desencojarar os eleitores que tendem a apoiar Biden a ir para as urnas.

 

Um porta-voz do escritório de inteligência do departamento, que não quis comentar diretamente o boletim, disse que “atividades de influência estrangeira destinadas a manipular o público americano estão entre as ameaças mais desafiadoras que nosso país enfrenta”.

fonte: Jornal Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.