Política Saúde

Reino Unido aumenta nível de alerta de Covid-19 por conta do avanço da variante Ômicron

Britain's Prime Minister Boris Johnson gestures during a press conference for the latest Covid-19 update in the Downing Street briefing room in central London on December 8, 2021. - The UK government is reintroducing Covid-19 restrictions due to the Omicron variant. (Photo by Adrian DENNIS / POOL / AFP)

As autoridades de saúde do Reino Unido subiram no último domingo (12/12) o nível de alerta para a Covid-19, devido ao “rápido aumento” dos casos da variante ômicron. O índice subiu de três para quatro, o que indica que “o contágio é alto e que a pressão sobre o serviço de saúde é generalizada, significativa e está aumentando”.

As autoridades de saúde do local destacaram “Os primeiros elementos mostram que a ômicron se propaga muito mais rápido que a delta e que a proteção das vacinas contra os quadros sintomáticos da ômicron se reduz”.

Também assinalaram que ainda não se sabe a relação da ômicron com casos graves, e que isso ficará mais claro “nas próximas semanas”, mas que já há hospitalizações causadas pela variante e que é “provável” que seu número “aumente rapidamente”.

O Ministério da Saúde também anunciou neste domingo que, a partir da terça-feira (14/12), os casos detectados em pessoas totalmente vacinadas serão monitorados e elas deverão se submeter a testes de antígeno durante sete dias, assim como seus contatos. Já os não vacinados deverão permanecer isolados por dez dias.

Essas medidas se somam à estratégia anunciada por Johnson, como o retorno ao trabalho remoto e a exigência de apresentação de um passaporte sanitário em alguns lugares, que serão votadas na terça pelo Parlamento.

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela pandemia com cerca de 146 mil mortos, no total, e aproximadamente 50 mil novos contágios por dia.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.