Saúde

Região Oeste terá testagem ampliada da COVID-19 pela 3ª vez nesta quarta-feira

A Região Oeste de Goiânia terá nesta quarta-feira,11, pela terceira vez, a testagem ampliada da Covid-19, destinada a pessoas maiores de 12 anos e assintomáticas. Os testes serão realizados na Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes, no Bairro Goiá, nas modalidades drive-thru e pedestre. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Para realizar o teste é preciso agendar previamente no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No local, a pessoa terá que dizer o número do CPF e endereço. Quem não conseguir realizar o agendamento online, poderá ir direto ao local com o comprovante de endereço e documentação pessoal. Sem agendamento só será possível o atendimento destinado a pedestres.  O drive-thru é exclusivo para quem agendou.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, destaca que o teste é direcionado a pessoas que não apresentam os sintomas da Covid-19. “Quem está sintomático deve ir direto a uma Unidade de Saúde para receber o tratamento necessário porque os locais da testagem ampliada não são adequados para este tipo de atendimento”, orienta.

Pessoas com os sintomas da doença e que não tenham condições de ir até uma Unidade de Saúde devem ligar para a Central Humanizada de Orientações sobre Coronavírus nos telefones 62) 3267-6123 ou (62) 98599-0200 (whatsapp). Quando necessário, uma equipe realiza a coleta domiciliar.

O teste do antígeno, utilizado nas testagens ampliadas, é realizado a partir de material coletado do nariz com hastes flexíveis. O resultado fica disponível em 20 minutos. É importante ressaltar que somente moradores do Distrito Sanitário Oeste poderão realizar o teste amanhã. É possível conferir os 137 bairros da região no site da Secretaria. Essa é a 15ª semana de testagem ampliada na Capital e até agora foram realizados 94.660 testes nesta modalidade, com 11.421 resultados positivos.

Testagem deve seguir até fevereiro

A chamada Testagem Ampliada da COVID-19 é realizada pela empresa Biomega, Medicina Diagnóstica, contratada pela Prefeitura de Goiânia por meio de pregão eletrônico. O contrato que tem previsão para acabar neste mês, deverá ser renovado até fevereiro, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes “Nossa intenção é facilitar a transição de governo e, assim a próxima gestão já inicia o ano com a testagem em andamento”, explica.

“Nós estamos satisfeitos com a testagem porque tem sido possível monitorar as regiões com maior número de casos e realizar o diagnóstico precoce. Assim, é possível que as pessoas sejam isoladas e interrompemos a cadeia de transmissão do vírus”, avalia Ternes. Segundo dele todas as sete regiões de Goiânia já foram testadas ao menos uma vez.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.