Economia

Quem ganha e quem perde com a reforma tributária? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Nesta semana, o ministro da Economia Paulo Guedes entregou no Congresso Nacional a primeira parte da proposta do governo para reforma tributária. O texto traz a criação de um imposto único federal, que juntará o PIS e a Cofins, com alíquota de 12%. Mas, esse ponto já está gerando críticas, principalmente do setor de serviços, que hoje paga uma alíquota menor desses impostos. Além disso, bancos foram contemplados com um percentual de apenas 5,8%. Temas mais complexos, como a inclusão de tributos estaduais nesse imposto único, mudanças no Imposto de Renda e alteração da carga tributária devem ficar para uma segunda fase.

Afinal, o novo imposto é prejudicial para as pequenas e médias empresas? Como fica o consumidor final nessa história? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a repórter do Estadão, em Brasília, Adriana Fernandes, e com o doutor em direito tributário, e livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Fernando Aurelio Zilveti.

 

fonte: Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.