Justiça

Quase 300 mil eleitores goianienses não foram às urnas no 1º turno

No último domingo, 15, data em foi realizado o 1º turno das eleições municipais, 298.362 eleitores goianienses não compareceram às seções de votação para escolher seus candidatos a prefeito e vereador, um percentual de 30,72%. Outras 26.423 pessoas (3,93%) votaram branco e 43.512 anularam o voto (6,47%).

Juntos, o percentual de eleitores que não escolheram quaisquer candidatos é de 41,11%, o que representa um total de 368.297 pessoas. Esse resultado acendeu o alerta vermelho nas coordenações de campanha dos candidatos Maguito Vilela (DEM) e de Vanderlan Cardoso (PSD) que buscam intensificar o trabalho em um curto espaço de tempo em busca desse eleitor “desacreditado”.

Conforme mostrou o Jornal Opção, grande parte dos indecisos não compareceu às urnas. Um dos fatores que afugentou o eleitor, além do medo da pandemia, parece ter sido o déficit informacional, resultado de um processo eleitoral mais curto, em que grande parte dos eleitores não conseguiu ser alcançado pelas campanhas.

Para muitos, a informação de campanha não chegou de forma presencial e ostensiva, o que precisa ser contornado agora. Caso contrário, a terceira cidade entre as capitais brasileiras com maior índice de abstenção pode ter um comparecimento às urnas ainda menor.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro Olho no Olho, no Balanço Geral; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8:30h ate às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.