Saúde

Quase 100 mil pessoas deixaram de tomar qualquer medida de isolamento em Goiás

A maior parte da população de Goiás afirmou ainda tomar algumas medidas de restrição de contato contra a disseminação do coronavírus, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Pnad Covid-19 para o mês de outubro de 2020, divulgada nesta terça-feira, 1º de dezembro.

No entanto, a parcela da população que ficou em casa e só saiu por necessidades básicas continua diminuindo e passou para 36,3% do total. Isso significa cerca de 2,60 milhões de pessoas, uma redução absoluta de aproximadamente 88 mil pessoas em relação a setembro (2,68 milhões).

Por outro lado, as pessoas que afirmaram ter reduzido o contato mas continuam saindo de casa e recebendo visitas teve aumento significativo, indo de 43,9% para 48,0%, o que significa cerca de 3,4 milhões de pessoas.

As duas categorias opostas da pesquisa, ou seja, aqueles moradores que mantêm isolamento rigoroso e aqueles que não tomaram nenhuma medida de restrição, também apresentaram variação considerável: o isolamento rigoroso diminuiu de 14,8% para 11,1% (ou 793 mil de pessoas) e a não restrição aumentou de 3,0% para 4,3% (ou 306 mil pessoas).

Assim, em números absolutos, cerca de 91 mil pessoas passaram a não fazer nenhuma restrição no contato social de setembro para outubro de 2020.

A Pnad Covid-19 foi implementada em plena pandemia não só para obter informações sobre os sintomas referidos da síndrome gripal, como também para ser utilizada como instrumento de avaliação e monitoramento do combate aos efeitos dessa pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.