Goiás

Prefeitura de Goiânia vai vacinar idosos contra a Covid-19 em escolas e pontos drive-thru; veja lista

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Com a chegada de mais 46.160 doses da Coronavac a Goiânia nesta segunda-feira (8), a prefeitura montou um calendário de vacinação para aplicar a primeira dose em idosos que estão acamados e têm idade a partir de 60 anos, e para os que não estão, e possuem idade superior a 85 anos (veja lista completa abaixo). Para se vacinar em Goiânia, não é necessário fazer o pré-cadastro no site do governo.

O grupo dos acamados que são assistidos pela Estratégia de Saúde da Família, que é uma equipe de saúde que já visita os cadastrados, não precisa de agendamento. A vacinação para eles começa na terça-feira (9). Já os que não estão neste programa, devem fazer o agendamento para receber a vacina, pelos telefones da Central Humanizada de Orientações da Covid-19 nos números: (62) 3267-6123 e 3524-6305.

O outro grupo que será contemplado nesta etapa são os não acamados com idade superior a 85 anos. Eles podem procurar uma escola municipal da região onde moram ou um posto drive-thru selecionado pela administração municipal. Para este grupo, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) separou 16 mil doses.

Vacinação em escolas e drive-thru

Na quarta-feira (10), a vacinação começa para o grupo de idosos com mais de 85 anos, no esquema drive-thru — o que o idoso não precisa descer do carro – e em escolas.

Para este grupo, não é necessário agendamento. A orientação é que os moradores procurem uma escola da região onde moram, já definida pela prefeitura, para receber a vacina ou se desloquem a um ponto drive-thru, conforme a ordem alfabética dos nomes:

  • Quarta-feira (10) – Idosos a partir de 85 anos com iniciais de A a I
  • Quinta-feira (11) – Idosos a partir de 85 anos com iniciais de J a M
  • Sexta-feira (12) – Idosos a partir de 85 anos com iniciais de N a Z

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, pondera que os idosos que não comparecerem aos pontos de vacinação por motivo pessoal não deixarão de ser vacinados, mas o apelo é para evitar aglomerações.

“Por que escola e não sala de vacinação? Os idosos ficaram reclusos se protegendo. Levá-los a um ambiente com gente doente, aumenta o risco de contágio. Na escola tem conforto maior para quem tem dificuldade de locomoção”, explicou Pedroso.

Fonte: G1 Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.