Caminhões quebrados, serviços prejudicados e uma dívida de mais de 65 milhões. Esse foi o quadro encontrado na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) pela administração Iris Rezende em 1º de janeiro de 2017. Passados os seis primeiros meses, a situação da Companhia já é bem diferente daquela deixa pela administração anterior. Negociações entabuladas pelo próprio prefeito Iris Rezende permitiram que a Companhia continuasse operando, mesmo com tantos problemas acentuados e urgentes.
Entre as medidas adotadas, a Comurg iniciou o enxugamento da folha de pagamento, com corte de cargos comissionados, revisões de gratificações e de quinquênios. Os resultados desse trabalho nos seis primeiros meses deste ano apontam uma redução de cerca de R$ 25 milhões na folha de pagamento e mais de R$ 58 mihões nas despesas totais da companhia, se comparados com o mesmo período do ano passado. Uma economia de praticamente R$ 10 mihões por mês.
As ações desenvolvidas permitiram que os seviços executados pela Comurg continuassem sendo prestados à população. O recolhimento do lixo foi normalizado, assim como a coleta seletiva e o cata-treco. Com presença diária nas ruas dos bairros de Goiânia, a Comurg tem alcançado expressivos resultados nos serviços que são executados durante as semanas que antecedem os mutirões e durante eles. Nas três últimas edições das frentes de serivços da prefeitura, por exemplo, a Comurg recolheu mais de 20 mil toneladas de entulhos nas regiões de abrangência dos eventos. Só nos quatro primeiros meses deste ano, o serviço Cata-Treco da Companhia recolheu cerca de 9 mil itens descartados pela população.
Além disso, todos os dias equipes da Comurg trabalham na remoção de árvores, galhos e troncos que caem ou são descartados em vias públicas. A roçagem de áreas públicas, limpeza de ruas, capina manual, poda de grama, pintura de meios-fios e instalação de lixeiras são outros serviços prestados à população de Goiânia diariamente pela Companhia.
A determinação do prefeito Iris Rezende foi para que a empresa equacionasse o desequilíbrio financeiro e ao mesmo tempo prestasse à população um serviço de qualidade. O envolvimento dos trabalhadores e a determinação da administração foram fatores que contribuíram para a mudança do quadro da Companhia, cuja situação era de desespero. (Prefeitura de Goiânia)
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