Saúde

Por que o Outubro Rosa é tão importante na prevenção do câncer de mama?

Prepare-se para uma overdose de posts, notícias e campanhas com a hashtag #outubrorosa. Pode parecer só marketing, mas não é: ter um mês dedicado a campanhas de conscientização sobre o câncer de mama é como colocar um alarme no celular para uma reunião. Você sabe que é importante e acha que não vai esquecer, mas… acaba esquecendo se ninguém lembrar. Falando nisso, seus exames estão em dia?

A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) montou um gráfico com dados do SUS a partir de 2017 que mostra como o número de mamografias aumenta nos meses de outubro e novembro. Em 2019, por exemplo, foram 229.238 exames em março (mês com o menor número) contra 330.239 em outubro e 305.703 em novembro.  Com a pandemia em 2020, o número de mamografias em abril foi de apenas 61.357, mas em outubro deu um salto:  218.508 e mais 258.951 em novembro.

Isso porque além das campanhas batendo na mesma tecla (aliás, já marcou seus exames?), há mutirões por todo o Brasil para a realização de mamografias. A ong Américas Amigas, por exemplo, que atua junto à população de baixa renda, vai percorrer cinco comunidades da Grande São Paulo realizando mamografias gratuitamente ao longo do mês de outubro. É preciso fazer o cadastro aqui.

Já falei sobre mamografia aqui e sim, é um exame chato, não vou te enganar. Mas é rápido – e, mais do que isso, pode salvar vidas. Detectando o tumor no começo, as chances de cura chegam a 95%. Não há por que adiar os exames.

Ah sim, eu sei que existem coisas bem mais divertidas do que sentir uma máquina apertando seu peito em vários ângulos. Mas acredite em mim: se meus exames estivessem em dia, talvez nem quimioterapia eu precisasse ter feito. Pois é, fiquei cinco anos sem me submeter a exames de rotina e me deparei com um nódulo no seio – por sorte, ainda pequeno, mas não o suficiente para me poupar de cirurgia e tratamento. Isso não precisa acontecer com você.

Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.