Justiça

PF investiga sobrepreço de até 300% na aquisição de materiais no combate à Covid-19, em Crixás

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira, 3, a Operação Aventura, com o objetivo de apurar irregularidades na contratação de empresas para o fornecimento de materiais hospitalares relacionados ao combate à Covid-19, no município de Crixás (GO).

Cerca de 70 policiais federais e 10 servidores da CGU cumprem 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Crixás, Rubiataba, Aparecida de Goiânia e Goiânia.

A investigação constatou que aproximadamente R$ 4 milhões em recursos públicos federais recebidos pelo município de Crixás, destinados ao enfrentamento da pandemia, foram repassados às empresas investigadas, com sobrepreço de itens entre 100% e 300% se comparados à média nacional de preços do Painel de Contratações relacionada à Covid-19.

Segundo a PF, a partir da análise do material apreendido, juntamente com os relatórios de fiscalização da CGU, as apurações se concentrarão em identificar o destino dado aos recursos desviados.

Estão sob investigação os crimes de fraudes a procedimentos licitatórios (artigo 90 da lei 8.666/93), dispensa indevida de licitações em procedimentos administrativos (artigo 89 da lei 8.666/93), ou com direcionamento da contratação (artigo 92 da lei 8.666/93), desvio/apropriação indevida de recursos públicos, (artigo 96, inciso IV, da lei 8.666/93 e art. 312 do CP), corrupções passiva e ativa (artigo 317 e 333 do CP) e associação criminosa (artigo 288 do CP).

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.