Notícias Política

PF faz nova ação contra corrupção no Ministério da Agricultura

Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira mandados referentes à segunda fase da Operação Lucas. Batizada de Vegas, a ação desta manhã tem como alvo crimes de corrupção supostamente cometidos por servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento e por frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi — todas localizadas no Tocantins.

Foram deslocados 115 policiais federais para o cumprimento de 51 mandados judiciais, sendo que há uma prisão preventiva e dez prisões temporárias previstas. Também serão cumpridos doze mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Maranhão e Minas Gerais e nos municípios tocantinenses de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a doze anos de prisão.

A PF informou que a operação foi batizada em alusão a um diálogo interceptado, no qual um dos investigados afirma que tudo que se passa em Vegas fica em Vegas.

Histórico

Em maio, a PF deflagrou a Operação Lucas para apurar denúncias de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizados pelo Ministério da Agricultura teriam sido favorecidos em processos administrativos. Utilizando recursos como quebra de sigilo fiscal e bancário, a PF apurou que a então chefe de Fiscalização do Ministério da Agricultura recebia, de empresas fiscalizadas pelo órgão, valores mensais para as suas despesas pessoais.

À época, a PF informou que o esquema criminoso movimentou cerca de três milhões de reais entre os anos de 2010 a 2016. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens avaliados em cerca de 2,2 milhões de reais. Fonte: Veja

 

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.